| hmin
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Kamal Kharrazi, negou nesta quarta, dia 24, que o país possui tecnologia para produzir armas nucleares. Conforme ele, Teerã não abandonará seus programas nucleares.
– Não, não temos tecnologia para produzir armas nucleares. Temos tecnologia para enriquecer urânio. É uma diferença entre possuir tecnologia para enriquecer urânio para usinas de energia, para ser usado como combustível, e a tecnologia para realmente construir uma bomba – disse Kharrazi, enquanto se realiza a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Com a proximidade de expirar o prazo, em 31 de outubro, para o país provar que seus programas nucleares são pacíficos, o ministro disse que está disposto a negociar inspeções com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), mas que "o problema é que os norte-americanos acreditam que isso não é o suficiente".
Segundo Kharrazi, O Irã não considera a possibilidade de abandonar as atividades nucleares, por não haver razão para isso. A IAEA pediu que Teerã assine e coloque em prática um Protocolo Adicional de Não-Proliferação de Ameaças Nucleares, que permitiria inspeções em qualquer local suspeito.
Sobre a guerra no Iraque, Kharrazi disse que "a expulsão de Saddam Hussein foi um progresso bem-vindo, mas a situação do Iraque e região pode ficar bem pior se os EUA optarem por manter o curso atual".
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.